Publicado por: Blogueiras do BlogdoLivro | 12/05/2009

O queijo e os vermes

“Se vocês me levarem ao Papa ou ao príncipe, eles se surpreenderão com o que tenho a dizer”

Foto de: leiturasdogiba.blogspot.com

Livro: O Queijo e os vermes
Autor:
Carlo Ginzburg    

Sinopse: Ao pesquisar julgamentos inquisitoriais, o historiador Carlo Ginzburg deparou-se com um excepcionalmente detalhado. Tratava-se do depoimento de um moleiro do norte da Itália, que no século XVI ousara afirmar que o mundo tinha origem na putrefação. Graças ao fascínio dos inquisidores pelas crenças desse moleiro, Ginzburg pôde reconstituir a trajetória de Menocchio num texto claro e atraente, e desembocar em uma hipótese geral sobre a cultura popular da Europa pré-industrial.(submarino)

Editora: Companhia de Bolso
ISBN: 8535908102                                                                                              Ano: 2006
Número de páginas: 256

Biblioteca Comunitária UFSCar: Não encontrado         

Livraria Cultura: R$20,50                                                                     Mercado Livre: R$30,00 – R$49,00
Submarino: R$20,50
Saraiva: R$20,50                                                                                                            

E-book: Não encontrado.

Comentário de quem leu: Lynn Glommy (livraria Cultura)           Mais uma grande obra do Ginzburg
O queijo e os vermes do Ginzburg é uma obra fantástica que conta a história do moleiro Menocchio, que possui idéias ligadas a Deus e a fé, muito opostas às correntes da época, por isso é convocado a depor na inquisição. Menocchio era um intelectual e pensador entre as pessoas, que em sua maioria eram analfabetas, e propunha uma nova religião, uma religião em que todos fossem iguais. Por experiência própria, sugiro a leitura anterior de: A cultura popular na idade média e no renascimento do Bakhtin, pois ele nos permite uma compreensão mais completa de ”o queijo e os vermes”.

Ps: Livro indicado por Tiago Pires.

 


Responses

  1. Oi Aninha, obrigada por ter visitado o meu blog! Tenho que dar uma atualizada! O seu blog também é interessante! Beijos.

  2. Tah ai um livro que me despertou interesse, embora eu naum tenha a paciencia exigida para se ter uma leitura desse nivel, com fatos historicos e teorias complexas e contraditorias… mas ainda sim parece-me ser um bom livro!

    Bom post!!

    Visite meu blog quando possivel!!

    Beijosss!

  3. Que legal… vc publicou o meu comentário da livraria cultura… eu nem lembrava mais…

    Realmente um ótimo livro!!!


Deixe uma resposta

Categorias

