Publicado por: Blogueiras do BlogdoLivro | 22/12/2009

LIVROS: A inspiração de muitos filmes

Os livros são fontes de inúmeras histórias que muitos de nós vemos nas telinhas dos cinemas ou nas televisões. Em muitas ocasiões assistimos ao filme e depois descobrimos que ele teve sua inspiração em alguma obra literária.

Ler um livro é dar asas a imaginação e ver um filme é muitas vezes olhar de um forma direta para sua imaginação. Muitas vezes isso acaba por ser uma experiência frustante! Eu, pelo menos, muitas vezes quando li os livros e depois fui assistir os filmes me deparava dizendo: “Mas não foi assim que eu imaginei” ou ” O livro é muito melhor que o filme”. Na maioria das vezes os livros sempre são melhores, pois são mais completos. Afinal um livro pode-se domorar dias para ler e imaginar, mas um filme apenas horas. O que acaba reduzindo muito todo conteúdo da inspiração.

A lista de livros inspirados em filmes é extensa, porém o Blog do Livro vai citar alguns:

O Poderoso Chefão parte I:

Clássico norte-americano dirigido por Francis Ford Coppola. Baseado no romance homônimo de Mario Puzo, o filme recebeu nove indicações ao Oscar e levou três estatuetas para casa (Melhor Filme, Melhor Ator – Marlon Brando – e Melhor Roteiro Adaptado). Curiosidade: Robert de Niro fez testes para os papéis de Michael e Sonny Corleone no primeiro filme, mas não conseguiu nem uma pontinha. Como prêmio de consolação, interpretou o jovem Don Vito na Parte II.

O Senhor dos Anéis:

Baseado no livro de J.R.R. Tolkien. Os filmes contam a história de Frodo, um hobbit que deve destruir um anel com poder de corromper quem o usa. O último filme da trilogia ganho 11 Oscars. Curiosidade: a história incorpora fortes nuances da ópera do alemão Richard Wagner: O Anel dos Nibelungos.

3. E o vento levou (1939):

Clássico dirigido por Victor Fleming e baseado em obra homônima de Margaret Mitchell. As atuações consagradas de Clark Gable e Vivien Leigh contribuíram para que o longa-metragem alcançasse 13 indicações oficiais ao Oscar e duas honorárias. Levou dez estatuetas para casa. Curiosidade: mais de 1.400 atrizes fizeram o teste para Scarlet O’Hara.

4. O mágico de Oz (1939):

 

Musical baseado em livro infantil homônimo de L. Frank Baum. Conta a história da garota Dorothy, que é capturada por um tornado no Kansas e levada a uma terra fantástica. O filme, estrelado por Judy Garland, teve seis indicações ao Oscar, tendo conquistado dois deles. Curiosidade: ocupa a terceira colocação na Lista dos 25 Maiores Musicais Americanos de todos os tempos (idealizada pelo American Film Institute).

5. Um corpo que cai (1958):

Dirigido por Alfred Hitchcock, o filme é um dos maiores suspenses de todos os tempos. Ok, isso todo mundo sabe. O que poucos conhecem é o livro D’Entre lês Morts, da dupla Pierre Boileau e Thomas Narcejac, que escreveu a obra especialmente para o diretor filmá-la. Apesar de seu talento incontestável, Hitchcock nunca levou uma estatueta do Oscar para casa.

Esses são alguns dos mais conhecidos e valhe a pena assitir!

Fica ai a dica de férias do Blog do livro!

As blogueiras desejam um feliz natal e um 2010 repleto de livros para que as asas das nossas imaginações possam bater bastante!!!

Fiquem com Deus!

por: Aninha Baptista.

Fonte de informação para o post: http://www.cineseries.com.br/colunas/listas/os-20-melhores-filmes-baseados-em-livros

 


Responses

  1. Ótima indicação dos livros que foram para “telona” com boas bilheterias. E esse antiguíssimo musical que o tempo não devora. Estupendo! As duas estatuetas que ele levou foram de melhor canção e trilha sonora. Talvez esse mérito não seja o critério para ocupar a terceira posição dos melhores musicais de todos os tempos, como aponta o blog. Acontece que a historinha é encantadora, ainda mais para as crianças. Gostei! Esse filme já virou tudo no mundo da arte. Quem sabe uma nova película com efeitos especiais, isto lá para os hollywoodianos?
    Nardo Caretta


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: