Publicado por: Blogueiras do BlogdoLivro | 18/01/2010

Entrevista do Mês: Forum Need For Fic

Nesse mês de janeiro, os criadores do nosso parceiro, Need for fic (NFF), nos concederam uma entrevista para que nós possamos saber mais a respeito do forum e de como foi criado entre tantas outras coisas. A entrevista foi realizada via internet, pois moramos em cidades diferente. Os entrevistados foram: Leds, Mari Andreza e Jão.

Entrevista:

1. Como surgiu a idéia do NFF?

Jão: Foi durante uma conversa entre a Mari e o eu. Havia rolado um incidente muito chato em um outro fórum, dae nós achamos que seria uma boa ideia começar um exclusivo para fanfics. A Mari e eu falamos com a Leds, parceira de longuissima data que adorou a idéia, ae surgiu o NFF. Essa é a versão resumida hehehehehehe


2. Por que criar um forum de fanfics?

Leds: Porque escrever fanfics se tornou uma paixão em comum para os 3 fundadores. Nos conhecemos nos comentários das nossas fics sobre o casal Sawyer&Kate de Lost e desde então nos tornamos amigos e já chegamos até a co-escrever juntos. Sempre fomos viciados por livros e leitura em geral, então para começar a gostar de escrever foi um pulo. Com o NFF, ampliamos nossos horizontes e hoje nossas fanfics vão muito além de Lost.

3. Quando ele foi inagurado?

Leds:  No dia 22/06/2009.

Jão: mas começamos a trabalhar mesmo em junho. Pra ser mais específico, foi no dia que o Michael Jackson morreu.

Mari: Foi meio que durante uma semana td para arrumar a conta e talz.

4. Quais são os objetivos e interesses do NFF?

Leds:  O objetivo do NFF é ser o nosso fanfiction.net brasileiro, em forma de fórum, onde se encontra fanfics de todos os tipos e casais. Diversidade e interação são as nossas vantagens. Afinal, num fórum é mais fácil haver a interação entre escritor e leitor e, consequentemente, haverá mais comentários e críticas construtivas.

5. Vocês acham que ele é importante para o incentivo a leitura?

Leds: Claro. Fanfic também é cultura. Acho um absurdo certas pessoas de mente pequena dizerem que fanfic é uma perda de tempo, pois são fatos que nunca serão “canon”. E daí? Além de você estar aprimorando sua escrita, leitura e vocabulário, é uma delícia ler histórias sobre seus personagens favoritos. Eu me orgulho de dizer que muitos dos nossos autores escrevem melhor que vários escritores profissionais! Em 6 meses de NFF, progredi muito mais como escritora e leitora do que nos últimos anos.

6. O que levou vocês ao mundo das fanfics?

Jão: Quando tinha meus, sei lá, 12 pra 13 anos, assistia bastante tv (ainda assisto hehehehehe). Ás vezes ficava com raiva quando não gostava de alguma que acontecia, dae catava um caderno e começava a escrever a história do jeito que eu queria que fosse. Mais ou menos nessa época chegou internet lá em casa (era um luxo nesse tempo hehehehe) dae vi que esse meu hábito tinha um nome (fanfics) e que não era só eu que fazia isso. Acabou virando um hábito mesmo
Leds: A ânsia de escrever sobre nossos personagens favoritos. Brincar de roteirista! Ehehehe!
Mari: Desde pequena eu fantasio as coisas. mas não sabia o que era fanfic, não sabia que davam nomes a essas histórias loucas que criava. quando eu conheci um Forum expecifico de Sawyer e kate ai la tinha uma Fic de uma escritora muito boa e ai vim a saber q era isso que eu fazia e nunca imaginei que outras pessoas tbm faziam, e comecei a por td no papel. ai virei isso q sou hoje

7.  Para vocês o que é fanfic?

Mari: É a forma de expressar o que você sente, querendo ou não. Se gostamos de um shipper é porque nos identificamos nele. No meu caso, fanfic é o retrato de minhas proprias experiencias pessoais vestidos nos meus personagens favoritos. E claro… O começo de minha experiencia para meu futuro livro.

8. Quais são os estilos de fanfics que tem no NFF?

Leds: TODOS! Nosso lema é diversidade. O carro chefe do NFF são as fics de seriados, livros e ships reais. Porém, ainda há espaço para histórias originais (criadas 100% a partir da mente fértil do autor), animes/mangás, bandas musicais, filmes, HQ’s e jogos. Um dia desses descobrimos que tinha alguém que queria postar até fic de novela, outra pessoa queria postar de cartoon, então abrimos um espaço para fics que não se encaixassem nas demais categorias.

9. Quais são os estilos que vocês preferem?

Jão: Gosto muito de ação e de realidade alternativas. De preferência que tenham sexo hehehehehhe
Leds:  Eu prefiro fics dos seriados que eu assisto, dos meus ships reais, HQ dos X-Men, entre outras.
Mari: Uma NC-17 eu nunca enjoou.. kkk mas Eu sou mais o estilo Angst (angustia) sofrimento dor… meio emo kkkk

10. O que o NFF tem além das fanfics?

Leds: Muita coisa. Nós temos espaço para os autores publicarem suas histórias originais, bem como espaço para trocarmos ideias e dicas sobre como escrever; o cantinho do fã, onde postamos nossas fotos e marcamos encontros; área para fanarts e fanvids; jogos e testes; chats para interagirmos e criarmos amizades; chats para discutirmos músicas, filmes, livros, etc.

11. Vocês gostam de ler?

Jão:  Eu amo ler. Leio em média de 3 a 4 livros por mês
Leds:  MUITO!
Mari: Adoro, sou viciada em livro, Dan Brown, Nora Roberts, Anne Rice, Barbara Deslinsky, Stephanne Meyer.. enfim…

12. Qual foi o livro que mais marcou cada um de vocês?

Jão: O Corvo, de Edgar Alan Poe. Marcou minha adolescencia em Brasília. E Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, que graças a minha mãe, que me obrigou a ler, é um dos meus favoritos
Leds: “Conte-me seus sonhos”, do Sidney Sheldon. Foi o primeiro livro que li do autor, durante minha adolescência, e foi bem chocante a revelação final do mistério. Lembro até que li durante o 3º e último ano do colégio, enquanto eu devia estar lendo os livros da lista do vestibular! Kkkkkkkk!
Mari: Ponto de Impacto e O Codigo da Vinci – Dan Brown. ele pos num livro todas as duvidas q eu tinha medo de perguntar. a mente dele é aberta…

13. O que vocês tem a dizer aos integrantes do forum?

NFF: Queremos agradecer pela interação da maioria e como vocês se tornaram uma família para todos nós! Tentamos organizar o fórum da melhor maneira possível, mas, como humanos, somos sujeitos a erros. Obrigada pela paciência e colaboração. E, por fim, gostaríamos de enfatizar a campanha de comentários! Comentem pelo amor de Jacob! Comentem hehehehe e muito obrigada por terem investido suas criatividades de forma a tornar nosso forum um precioso meio de comunicação!

As Blogueiras agradecem à Leds, à Mari Andreza e ao Jão pela entrevista! Desejamos muito sucesso ao forum! Lembrando sempre aos leitores do blog que todo mês o forum Need for fic promove um concurso cultural de fanfic do mês, o que estimula escritores, as fics são postadas aqui no blog =D

A campanha de comentários vale para o blog também, por favor comentem!

Muito obrigada a todos!

 


Responses

  1. Ótima entrevista, gente. Legal saber sobre a origem do NFF, já que entro nesse fórum td santo dia. é um vício… kkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Obrigada ao Blog do Livro por nos dar a oportunidade de falar um pouco sobre como foi a criação do NFF, que é nossa paixão e orgulhinho.

    Obrigada a todos nossos usuários, moderadores, tradutores e sócias que nos ajudam a incrementar o NFF cada vez mais.

  3. Oi gente, eu sou a Mariana Padalecki do Need for Fic. Adorei a entrevista cara, parabéns Leds, Mari Andreza e Jão!!!!!!


Deixe uma resposta

Categorias

